O Simpósio


O I SIMPÓSIO


O I Simpósio da Uergs em Três Passos ocorreu no ano de 2015. O evento foi promovido pela UERGS e Prefeitura Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o apoio da AMUCELEIRO e UAB.
Voltado para estudantes, comunidade, gestores e técnicos da área ambiental, o I Simpósio Regional de Gestão Ambiental contou com palestras e minicursos com ênfase à gestão ambiental.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo promotor de Justiça da Comarca de Três Passos, Dr. Bruno Bonamente, que abordou o tema “O papel do Ministério Público na defesa e proteção do meio ambiente”.
Participaram da cerimônia de abertura do evento, além do promotor, o diretor da Uergs Campus Regional IV, professor doutor Mastrângelo Lanzanova; a secretária Municipal de Educação e Cultura Neiva Fátima Becker, que representou o prefeito Municipal Zé Carlos Amaral; e o secretário Municipal de Meio Ambiente Lauri Kanitz; além de profissionais da área e alunos da UERGS. Com temas atuais e de forte discussão, envolveu prefeituras e pessoas de diversos locais da Região Celeiro. O evento promoveu discussões sobre o Sistema de Gestão Ambiental, mineração, fiscalização, resíduos, licenciamento, entre com outros. Ocorreu ainda minicursos sobre diversos assuntos ligados à área. Nessa primeira edição do Simpósio de Gestão Ambiental 2015,ao longo de três dias, estavam em pauta assuntos como a interdependência entre Educação e Gestão Ambiental, o currículo dos cursos a gestão de fauna silvestre no estado,biodiversidade, medições conflitos, socioambientais e conflitos da arborização urbano culminando com rito de Licenciamento.
Fora de grande importância para a promoção de discussões sobre problemas enfrentados no dia a dia sobre meio ambiente buscando soluções para estes problemas.


II SIMPÓSIO
O II Simpósio da Uergs em Três Passos, ocorreu juntamente com a SEMMA, a SMEC, o Sindilojas e a Comupam,realizaram dia 08 à 09 de Junho de 2016, o 2° Simpósio de Gestão Ambiental, sendo que este ocorreu de forma concomitante à I Mostra fotográfica da Biodiversidade Regional, ambos os eventos aconteceram no Centro De Convivência Irmã Dulce, no Parque de Exposição em Três Passos. O evento reuniu acadêmicos e profissionais de área de atuação. A abertura do Simpósio ocorreu com a apresentação teatral da EMEF,Bispo Fernando Sardinha, com “Lixo amontoado, bicho assanhado”,I Audiência Pública do Projeto Municipal de Arborização Urbana tendo como palestrante Dr.Márlon de Castro Vasconcelos,palestra com Me. Dante Meller sobre a Biodiversidade do Parque do Turvo, com tema:”Um olhar sobre o Parque do Turvo”, ressaltando a importância das Unidades de Conservação, e na última noite palestra com a Bióloga Elenir Dahmer Linguer, representante da FEPAM assunto abordado foi sobre a Gestão Ambiental no RS com ênfase no Licenciamento de Resíduos.










O III SIMPÓSIO


A Uergs em Três Passos promoveu de 6 a 8 de junho, o III Simpósio de Gestão Ambiental. Paralelamente, ocorreram a 2ª edição da Mostra Fotográfica da Biodiversidade do Rio Grande do Sul e a 1ª Mostra de Pôsteres. O evento, organizado em parceria com a Prefeitura Municipal, ocorreu no Centro de Convivência Irmã Dulce. Voltado para estudantes, comunidade, gestores e técnicos da área ambiental, o Simpósio contará com palestras sobre temas como licenciamento ambiental, biogás, sistemas de gestão de resíduos, recuperação de nascentes e serviços ambientais.
















O IV SIMPÓSIO

O Simpósio acontece anualmente no mês de junho, na semana do meio ambiente, onde no mesmo acontecem palestras, amostras de trabalhos, entre outros eventos com o objetivo de integrar alunos da Uergs e comunidade em geral, demonstrando-lhes a importância e preservação do meio ambiente.

No ano de 2018 será realizado o IV Simpósio Regional da Gestão Ambiental (IV SRGA) I Simpósio Regional de Agronomia (I SRA) e neste contaremos com palestras, além de a II Mostra de Trabalhos Acadêmicos Modalidade Pôster, a III Mostra Fotográfica da Biodiversidade Regional e o II Concurso Fotográfico da Biodiversidade Regional, sendo que estes buscam integrar os acadêmicos e a comunidade. 

Os acadêmicos e professores da Gestão Ambiental, a cada nova edição do Simpósio buscam aprimorar e desenvolver um evento de qualidade, trazendo palestrantes com diversos assuntos no âmbito ambiental,  rural e outros assuntos pertinentes aos cursos desenvolvidos pela Uergs, aperfeiçoando o conhecimento dos participantes. O 4° Simpósio Regional da Gestão Ambiental que vem com novidades, agregando ainda o I Simpósio Regional de Agronomia, Mostra e Concurso fotográfico da Biodiversidade Regional e Amostra de trabalho acadêmicos modalidade Poster.


Nenhum comentário:

Postar um comentário